Depoimentos

PROFESSORA, 46 ANOS

Sintomas: Cefaleia, zumbidos nos ouvidos e dores disseminadas.

Diagnóstico: Retificação cervical de C3 a C6, cifose dorsal, retificação da lordose lombar e hiperextensão de joelhos.

“Há um tempo, sentia muitas dores: de cabeça em direção aos olhos, zumbido nos ouvidos,tontura, dor cervical, dorsal, lombar, ciatalgia, como se a tensão “andasse”, ora em um lugar, ora em outro.

Em visita ao médico ortopedista, fui informada que tinha retificação cervical de C3 a C6, cifose dorsal, retificação da lordose lombar, e a hiperextensão de joelhos. Disse que não considerava um grave problema de coluna por não apresentar anomalias ósseas ou articulares e, portanto, seria suficiente tomar anti-inflamatórios para dor muscular.

Tais medicamentos, além de causarem fortes incômodos estomacais, não faziam com que me livrasse por muito tempo das dores.

Busquei outros tratamentos, como shiatsu, acupuntura, RPG, com alguns fisioterapeutas que de nada adiantaram ou acabaram me machucando.

Falando com uma colega no trabalho, esta me indicou Suely Sato. Iniciei a Reeducação Postural e logo as dores foram diminuindo consideravelmente. Desta forma, a RPG era feita considerando minhas atividades diárias, físicas, minhas emoções e minhas reações ao tratamento. Meu grau de consciência corporal foi se ampliando a cada sessão e, hoje, consigo compreender melhor e até aliviar grande parte deles.

Aconselho e recomendo RPG, lembrando que a escolha do profissional é um quesito fundamental para o sucesso do tratamento.”

Marly Quinzan Jonas



ESTUDANTE DE ARQUITETURA, 20 ANOS

Sintomas: Dorsalgias e lombalgias pós-atividades físicas e má postura.

Diagnóstico: Escoliose, cifose, lordose, encurtamento dos músculos das pernas e falta de flexibilidade.

“Quando tinha 16 anos, sentia muitas dores nas costas ao praticar exercícios.

Com a ida ao ortopedista, após ter realizado algumas chapas, fui diagnosticado com problemas de coluna como: escoliose, cifose, lordose, um acentuado encurtamento dos músculos das pernas e falta de flexibilidade. Apesar da má postura aparente, não imaginava ter tantos problemas! Fui encaminhado para RPG.

Fiz RPG com Suely Sato por apenas nove meses e melhorei a postura, livrei-me das dores, assim como tive reflexos positivos na autoestima, que era influenciada de forma negativa pela postura inadequada. Esteticamente, mudei de aspecto. A melhora era notada a cada semana!

Com seis meses de tratamento, fui liberado para fazer musculação concomitante a RPG. No início, tive desconfortos na lombar, mas, aos poucos, Suely e o professor de educação física foram adequando meu programa até que o fortalecimento muscular otimizou a correção postural.

Faz quatro anos que tive alta da RPG e não houve retrocesso algum, estou ótimo.

Posto aqui minhas fotos do início e final do tratamento:”



ATOR, 22 ANOS

Sintomas: Má postura e lombalgias.

Diagnóstico: cifose baixa e retificação dorsal.

“Além das minhas esporádicas dores lombares, ao me ver na TV, nas novelas, é que me deparava com minha postura arqueada, frágil, com pescoço enterrado, e que muitas vezes prejudicava minha expressão natural.

Foi quando fui indicado para Dra. Suely Sato e, há oito meses, venho melhorando minha cifose baixa e retificação dorsal, assim como minha postura. Ganhei dois centímetros de altura, melhorei minha atitude postural, a estética, e posso dizer que hoje me sinto uma nova pessoa.

Pude constatar que, além da postura, o processo do tratamento me trouxe amadurecimento na vida pessoal, levando à percepção de que estar fora do eixo me deixava com preguiça, falta de motivação e impulso aos meus afazeres.

Com uma postura mais sólida, sinto-me mais apto a encarar as situações exigentes e adversas do meu cotidiano.

Só tenho a agradecer à Dra. Suely por ter me ajudado tanto neste processo que demanda dedicação e paciência, mas o retorno acaba sendo extremamente gratificante e benéfico em todos os sentidos.”

Emílio Eric Surita



ARTISTA PLÁSTICA, 57 ANOS

Sintomas: Rigidez nos dedos da mão e dedo anular em gatilho.

Diagnóstico: Síndrome do Túnel do Carpo.

“Já tive muitos problemas ortopédicos: fiz cirurgia para joanetes nos dois pés e tive uma fratura exposta no tornozelo, o que alterou minha postura.

Além da dor crônica nos tornozelos, joelhos e fêmur, meu principal problema era uma inflamação na mão, que não me permitia fechar os dedos. Tudo estava muito dolorido e não podia executar o que mais amo: minhas esculturas. Minha atividade de artista plástica estaria encerrada?

Fui a um médico ortopedista que me indicou cirurgia na mão, mas pediu também que fizesse RPG para a correção da postura e continuasse com Pilates – e nenhum outro tipo de exercício a mais.

Iniciei RPG com Suely Sato e depois de três sessões já movimentava melhor a mão. Após seis sessões, minha postura e meu modo de andar já haviam mudado. Ao final de cada sessão, sinto-me alongada e mais leve. A melhora da mão é significativa: não será mais necessário fazer cirurgia e consegui voltar às minhas atividades.

No tratamento, Suely, de forma sutil, com seu toque, vai desmanchando as tensões, as couraças que adquiri ao longo da vida e, assim, sinto-me mais solta, leve, ágil.

Sou um tanto imediatista e queria a alta pra ontem!! Levo uns puxões de orelha da Suely e sei que preciso aprender a ter paciência e encarar que um processo terapêutico não é um relâmpago, que os sintomas podem melhorar rápido, mas temos uma longa caminhada para a correção postural.”

Leila Buscuola



EMPRESÁRIO, 46 ANOS

Diagnóstico: Cifolordose, joelhos em recurvatum, falta de flexibilidade geral e tendinite crônica nas mãos.

“Na época em que trabalhava digitando muito, desenvolvi uma tendinite crônica na mão, o que às vezes me impedia de trabalhar e tocar piano, meu lazer predileto. Percebia também minha postura curvada e um fundo na cintura, que soube os nomes depois: cifolordose, joelhos em recurvatum e muita falta de flexibilidade.

Por iniciativa própria, resolvi fazer RPG com Suely Sato e, na ocasião, pude constatar melhora de dois tipos:

1. Modificações diárias:

A cada término de sessão, era perceptível alguns benefícios: o corpo ficava mais ereto e a motivação e ânimo para vivenciar o dia a dia aumentavam bastante. Era notável perceber a “mágica” que acontecia: no início da sessão, ela me mostrava o problema principal da semana em um determinado local do corpo. Após trabalhar em outras partes, no final da sessão, eu podia enxergar a melhora, a solução daquele problema.

2. Modificações em longo prazo:

Além da melhora da postura, pude perceber que havia também um trabalho de percepção, segundo ela, também de formação Reichiana, que colaboraram para o aumento da minha percepção corporal e de situações da própria vida. Além disso, reflexões que tiveram influências significativas nas mudanças ocorridas naquela fase de vida.”

Valmir Jorge



ENGENHEIRO CIVIL, 46 ANOS

Diagnóstico: Hérnia de disco lombar e problema postural.

“Tenho 1,98 m e 103 kg; fui jogador de basquete e, em 2001, descobri que tinha três hérnias de disco na lombar. Tinha formigamentos na perna e dores nas costas. Na ocasião, melhorei com RPG, mas esporadicamente sentia um incômodo para entrar e sair do carro e até mesmo realizar tarefas simples como amarrar sapato e sair da cama. Geralmente curvado, por causa da minha altura, corrigir a postura sempre foi difícil.

Comecei RPG com Suely Sato e já nas primeiras sessões meus sintomas diminuíram. Fiquei mais alongado e mais disposto para o trabalho e tarefas do dia a dia.

Senti a diferença em relação ao tratamento anterior. Ela me faz compreender e sentir o meu corpo, através de exercícios de percepção, e agora consigo ter mais atenção com o que acontece com ele, não só através da dor.

Estou muito contente e recomendo meu “martelinho de ouro” – este é o apelido que dei a ela. Posso afirmar que estou melhor, física e mentalmente.”

Silvio M. Pereira



EMPRESÁRIA, 72 ANOS

Sintomas: Dores em várias articulações, câimbras constantes, falta de equilíbrio e marcha claudicante.

Diagnóstico:Discreta escoliose lombar de convexidade a E, laterolistese E L3-L4; anterolistese grau I de L4-L5, protrusão discal L5-S1; joelhos com redução de espaço femoropatelar bilateral; osteofitose marginal e calcificações no côndilo femoral medial a E.

“Tinha fortes dores lombares, nos joelhos, no quadril, pernas enfraquecidas, câimbras constantes durante o dia principalmente à noite, falta de equilíbrio, dores nos tendões dos pés, dificultando meu caminhar e subir escadas.

Sou também hipertensa e portadora de marcapasso, tenho vida sedentária e sobrepeso.Meu médico, ao examinar meus exames, encaminhou-me para RPG e para atividades físicas com profissionais especializados.

Comecei RPG no Sato ICC, com Suely Sumie Sato. A resposta ao tratamento foi imediata e, em três meses, muito melhor das dores e com a orientação dela, iniciei também o fortalecimento muscular com personal trainer. Depois de quatro meses de tratamento, as dores lombares praticamente desapareceram, as câimbras noturnas não as tenho mais, a pressão arterial está normalizada, minhas pernas estão mais fortes, subo escada melhor, sempre com cuidado.

De tudo, apenas tenho dor no quadril ao me levantar – depois de sentada muito tempo e ao caminhar bastante.

Sou grata à equipe pela melhora em curto prazo e seguirei as orientações até zerar o meu problema.”

Zeneide T. L. Graça



COMERCIANTE, 60 ANOS

Diagnóstico: Fibromialgia e fobias.

“Até pouco tempo atrás, eu sentia dificuldade de me locomover e efetuar as tarefas diárias mais simples, por sentir dores pelo corpo todo, constantemente.

Os médicos suspeitavam de fibromialgia, mas eu apresentava também sintomas estranhos de ausências e fobias repentinas.

Por indicação, procurei a fisioterapeuta Suely Sato para minhas dores. Através de RPG, e outros métodos curativos, consegui perceber que minhas emoções tão fortes e mal resolvidas refletiam-se na minha postura, causando todas essas dores pelo meu corpo.

Ao localizar a causa, aos poucos, fui melhorando a postura e passei a não mais evitar expressar minhas emoções. Também aos poucos, fui recuperando meu bem-estar, a postura, e uma vida física e mental mais saudável.”

Marina A. Lombardo Di Belo