Método Bobath

Método Bobath
Método Bobath
Método Bobath

O Método Bobath

Desenvolvido na década de 40 pelo neuro-pediatra Karel Bobath e sua esposa fisioterapeuta Berta Bobath, este método se direciona às pessoas com lesões no sistema nervoso central e os consequentes transtornos da função, movimento e controle postural. Até hoje, é o método que mais contribuiu para o tratamento e resultados de paralisia cerebral, hemiplegias e demais alterações neurológicas. Foi um marco, este tipo de tratamento, por ser o primeiro a não trabalhar as alterações neurológicas com base principal em força muscular.

Fundamentado no entendimento da evolução motora natural e da motricidade íntegra, o Método Bobath é capaz de inibir a Espasticidade (padrões reflexos anormais) e facilitar movimentos e posturas normais.

O método que inicia a adoção de bolas e rolos na fisioterapia é também o que trouxe uma grande contribuição ao tratamento de Estimulação Precoce, aplicado em bebês saudáveis abaixo de um ano, estimulando a propriocepção e a introdução de respostas motoras funcionais para, no futuro, ter seu desenvolvimento motor normal.

Contribui também para adultos que não apresentam problemas neurológicos, mas que apresentam dismetrias, déficit de equilíbrio ou coordenação para se expressar ou dançar (em bloco), assim como bloqueios de atitudes na vida cotidiana e profissional – provavelmente em decorrência de falhas de iniciação motora quando bebês, muitas vezes pela utilização de voadores, tendo negada a chance de arrastar-se e engatinhar, atividades que propiciam a coordenação.